domingo, 17 de abril de 2011

Entrando na história - As joias da Idade Média

   Poucas joias medievais sobreviveram, por causa do valor do material, muitas foram recicladas, o ouro era derretidos e reutilizados em novas peças mais modernas
     Entretanto, o significado da joia medieval vai muito além do seu valor decorativo ou material. objetos preciosos com muitos significados e conotações, constituíram  assim uma parte indispensável da linguagem de sinais medieval.
     As joias eram feitas principalmente com ouro e prata, e utilizavam muito o esmalte, pérolas e pedras para a decoração de seus produtos.
    










   O ouro era visto como o mais prestigiado metal, a prata, era vista como substitutos mais pobres e  mais adequado para as classes baixas.
Uma grande proporção de ouro usado na produção medieval foi reciclada os ourives usavam moedas antigas, joias ou outros objetos de ouro como matéria-prima.







   Durante a idade média, todas as joias produzidas na Europa foram feita principalmente para a  corte dos imperadores bizantinos, conseqüentemente, o ouro foi pouco divulgado no mundo ocidental.
  A influência dos bizantinos caracteriza o design de joias em toda a Idade Média. Uma dessas distinções foi a maior utilização de pedras, com a função de dar cor as jóias. A esmaltação era usada quando queriam uma cor que não existia na pedra natural .


  O ouro nesta época vinha na maior parte dos países árabes através do comercio,e então distribuído por toda a Europa. A Prata, ao contrario do ouro, era produzida em grande escala na Europa, e até mesmo exportada.
  As pedras preciosas também foram adquiridas através de negociações estrangeiras.


  As pedras mais utilizadas na joalheria medieval eram rubis, safiras, esmeraldas, turquesas e diamantes que vieram principalmente do Oriente
Os  rubis foram trazidos da Índia e Ceilão, as safiras do Ceilão, Arábia e Pérsia, do Egito vieram as  esmeraldas, as turquesas da Pérsia e do Tibete, e diamantes da Índia e da África Central. A Europa também produziu uma variedade de gemas e pedras semi-preciosas no final da Idade Média. A maior  fonte de ametistas eram da  Alemanha e a da Rússia. O cristal de rocha veio da Alemanha, Suíça e França, opalas e granadas, da Europa Oriental.
  Apesar da idade média não ter produzido tanta joia como a era anterior ela serviu em muito para lançar novas idéias e estilos.


  As pessoas usavam a túnica como vestimenta e ela era longa e de manga comprida, a nobreza mostrava o status social através das joias.
  Nesta época surgiu o broche que servia  para segurar as túnicas usadas por homens e mulheres,esses eram bem grandes e muitas vezes esmaltados. A tiara para enfeitar os cabelos e fitas de ouro era outro truque de adorno, anéis eram usados em todos os dedos e não podemos esquecer das fivelas de sapatos

2 comentários:

  1. Blog inteligênte, interesante e muitooo tentador! rssss
    Parabéns, Bruninha P Melo!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Difícil de achar isso na internet. Vcs me ajudaram muito! ^^

    ResponderExcluir